quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Caixinhas de pão com recheio de camarão

Caixinhas de pão com recheio de camarão, ótimo para agradar os convidados de um jantar.
Ingredientes:

Recheio:

500g de camarões médios com casca
1 colher de (sopa) de salsa bem picada
2 colheres de (sopa) de manteiga
1 colher de (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino à gosto
5 xícaras de (chá) de água
1/2 xícara de (chá) de leite
6 raminhos de salsa
1 cebola pequena
2 gemas

Caixinhas:

1/3 xícara de (chá) de manteiga derretida
1 pão de forma, sem cortar, em fatias

Decoração:

8 camarões grandes cozidos inteiros
Raminhos de salsa

Modo de Preparo:

Limpe os camarões e reserve, mas não elimine as cabeças e as caudas. Numa panela, coloque a água, a cebola, a salsa, as cabeças e as caudas de camarão, leve ao fogo alto e deixe ferver por 10 minutos. Junte os camarões reservados e continue o cozimento por mais 7 minutos. Retire do fogo e escorra numa peneira colocada sobre uma tigela. Elimine os temperos e as cabeças e as caudas de camarão. Meça 1/2 xícara de (chá) do caldo de cozimento e reserve. Pique os camarões e também reserve. Numa panela, coloque a manteiga, leve ao fogo médio e deixe derreter. Junte a farinha de trigo e cozinhe, mexendo sempre com uma colher de pau, até dourar. Acrescente o caldo de cozimento reservado e o leite, e continue cozinhando, mexendo sempre, por mais alguns minutos, até obter um creme homogêneo. Retire do fogo. Junte os camarões picados, misture e acrescente as gemas, batendo com a colher de pau somente para incorporar. Leve novamente a panela ao fogo e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto, junte a salsa picada e retire do fogo. Reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura média à 180C.

Prepare as caixinhas de pão:

Com uma faca de pão, retire a casca do pão de fôrma e corte em 8 pedaços iguais. Com uma tesoura, faça 4 cortes a 1,5 cm da borda de cada pedaço e remova a parte central do miolo, formando as caixinhas de pão. Pincele as caixinhas por dentro e por fora com a manteiga derretida, coloque numa assadeira, leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 15 minutos, ou até dourar o pão. Retire as caixinhas do forno e recheie com a mistura de camarão. Decore cada caixinha com um camarão cozido e leve novamente ao forno por 5 minutos, somente para reaquecer. Retire do forno, enfeite com os raminhos de salsa, coloque em pratos individuais leve à mesa.

Decoração:

Para cozinhar os camarões grandes, retire a casca, cuidadosamente, eliminando a cabeça e as pernas, mas deixando a parte da cauda. Limpe muito bem, coloque numa panela, cubra com água e tempere com sal. Leve ao fogo médio e cozinhe por alguns minutos, somente até os camarões ficarem rosados. Retire do fogo, escorra a água e use os camarões para decorar as caixinhas).

Seguidores

Google+ Badge

Postagens populares

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"